Recentemente, aconteceu o mais importante evento do Google, o Google I/O, trazendo diversas novidades que já estão disponíveis para experimentação. Confira algumas das inovações mais empolgantes apresentadas durante a conferência.
Modo de Busca AI
O Google I/O foi, como esperado, repleto de anúncios focados em inteligência artificial (IA). Um dos destaques é o Modo de Busca AI. O Google vem testando essa funcionalidade desde o início do ano, e agora, ela está disponível para todos nos Estados Unidos. Diferentemente dos resumos de busca que às vezes não são tão precisos, o novo modo entrega uma experiência inteiramente baseada em IA.
Na página principal de busca do Google, você pode selecionar o Modo AI na barra de pesquisa. Enquanto a pesquisa tradicional oferece links, o modo AI responde perguntas complexas com respostas completas. Os resultados se assemelham ao que você encontra no ChatGPT, apresentando explicações detalhadas e referências que também podem ser acessadas. Embora a IA não vá substituir totalmente a busca tradicional, os resultados movidos por IA têm muitos benefícios comparados aos métodos clássicos.
Imagen 4
A ferramenta de criação de imagens do ChatGPT ganhou um concorrente com o lançamento do Imagen 4. A Google afirma que o novo modelo é capaz de gerar imagens com resolução de 2K em diferentes proporções. Os usuários também podem escolher entre vários estilos artísticos e designs.
Uma das mais significativas melhorias do modelo é sua capacidade de gerar texto legível e com a grafia correta, superando um dos maiores problemas das imagens criadas por IA no passado. O Imagen 4 está disponível nos serviços Gemini e Whisk.
Google AI Ultra
Para aqueles que têm um orçamento mais folgado e são entusiastas de IA, o Google oferece o pacote Google AI Ultra. Por $250 ao mês, os assinantes têm acesso aos limites mais altos de todos os modelos do Google, juntamente com 30TB de armazenamento em nuvem e uma assinatura do YouTube Premium.
Uma exclusividade para os assinantes do AI Ultra é o Veo 3, o modelo de vídeo AI do Google. Segundo a empresa, o novo modelo melhora o tratamento de física do mundo real e sincronização labial realista.
Flow
O Flow é um editor de vídeo alimentado por IA. Ele permite a criação de vídeos com os modelos Veo 2 ou Veo 3 e edita clipes em uma linha do tempo, controlando movimentos de câmera e apresentando os resultados. Também é possível criar uma imagem estática com o Imagen e transformá-la em um vídeo. Assinantes do Google AI Ultra têm acesso a ambos os modelos de criação de vídeo, enquanto os usuários do plano AI Pro, que é mais econômico, podem utilizar apenas o Veo 2.